Blythe Dolls

A  Blythe foi criada em 1972 pelo designer Allison Katzman e comercializada nos E.U.A. pela Toy Company Kenner ( conhecida somente por Kenner).
Sua característica mais marcante eram os olhos que mudam de cor e posição ao puxar uma corda amarrada à atrás de sua cabeça. Devido à falta de interesse e o fato da boneca assustar as crianças, a Blythe saiu de linha após um ano de seu lançamento.

Em 1997, a jornalista Gina Garan ganhou uma boneca Blythe de presente e passou a fotografá-la em todos os lugares, dando assim inspirando seu livro "This is Blythe". Em 1999, ela foi introduzida à Junko CWC Wong pelo artista e ilustrador, Jeffrey Fulvimari.


Ainda naquele ano, a Hasbro deu à Takara, uma empresa japonesa, licença para produzir uma nova edição da boneca Blythe, a NEO Blythe (Nova Blythe). A boneca foi usada em uma campanha publicitária de televisão por Parco, o ramo de moda da Seibu Department Stores no Japão e foi um sucesso instantâneo. O sucesso no Japão levou a Hasbro a dar uma licença à Ashton Drake Galleries em 2004, para produzir Blythes nos Estados Unidos por um preço mais "em conta".

Na Primavera de 2009, Alexander McQueen lançou uma linha de moda para uma campanha publicitária com bonecas Blythe.
A subcultura Blythe vibrante floresce na Internet, principalmente em fóruns e grupos de usuários. Existe uma grande rede de fanáticos que customizar a boneca para revenda, as pessoas que criam roupas exclusivas e calçados, bem como acessórios especificamente para Blythe.












































Um dos primeiros comercias:



Mais atual:







Blythe London:



Alice in wonderland Blythe version: